logo-radar

Fundação Cultural do Pará assina acordo de cooperação técnica com o município de Oeiras do Pará

Com objetivo de incentivar a cooperação técnica interinstitucional visando à criação, implantação e o desenvolvimento de bibliotecas municipais do Estado, a Fundação Cultural do Pará por meio da Diretoria de Leitura e Informação vem formalizando com os representantes das Prefeituras um acordo de Cooperação técnica. No último dia 22, o representante da cidade de Oeiras do Para esteve na sede da FCP, no Centur, onde formalizou este acordo.

Segundo a diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, o acordo “formaliza o trabalho que o Governo já faz, mas que carece de maior comprometimemto  na parceria. A FCP vai até a biblioteca  municipal, presta assistência técnica, promove a reorganização de acervo, doa livros, oferta  oficinas de capacitação aos profissionais da área de leitura e informação. E em contrapartida, a manutenção do serviço precisa estar assegurada”, pontua.

A parceria do município esta na manutenção  de bibliotecas públicas com instalações adequadas ao público, a garantia de acessibilidade ao deficiente, promoção de programação atrativa para população como um espaço vivo, um ponto de cultura na localidade.

Entre os 60 municípios que já assinaram o acordo com a Fundação Cultural do Pará estão: Conceição do Araguaia, Alenquer, Óbidos, Marabá, Castanhal, Inhangapi e Marapanim.

Giselle Arouck acrescenta que “para participar do edital Biblioteca Viva, a biblioteca municipal deve estar com o acordo de cooperação vigente, uma forma cooperativa de relação com o município.

A qualquer tempo o prefeito, secretário de educação ou de cultura pode procurar a FCP para assinar o acordo, estamos a disposição para colaborar”, informa.

A assinatura do acordo de cooperação começou no final de 2015 e 60 municípios já aderiram ao convênio.

Em 2016, dentro do programa SEIVA da Fundação Cultural do Pará, foi lançado o edital “Biblioteca Viva” onde os participantes poderiam receber, atraves de criterios definidos, equipamentos para a melhoria do espaço de leitura como: livros, armários, gibitecas, brinquedos.

O lançamento do edital Biblioteca Viva 2017 está  previsto para o segundo semestre