Coronavírus/Primeiro caso: Secretaria municipal de saúde – Nota de esclarecimento.

A Secretaria municipal de saúde com o apoio do Prefeito municipal de Oeiras do Pará, Sr. Dinaldo dos Santos Aires, vem por meio deste, prestar esclarecimentos à população sobre o primeiro caso positivo para o novo Coronavírus (covid-19) em nosso município.

O caso foi confirmado a data de 03 de Abril de 2020 (sexta-feira), pela secretaria de estado de saúde (SESPA), é um homem, de 23 anos, natural de Oeiras do Pará, reside e trabalha no município de Cametá, estava de férias e veio para Oeiras onde reside sua família, viajou dia 15 de março para Belém. O mesmo mesmo chegou de viagem no dia 21/03/2020 É apresentou os sintomas de gripe a partir do dia 25/03/2020, ao apresentar sintomas procurou o serviço de saúde municipal. O mesmo foi classificado inicialmente como um caso leve, sem complicações e ficou sendo monitorado em domicílio, realizou demais exames e foi orientado quanto ao isolamento domiciliar junto com a sua família por um período mínimo de 14 dias. Na sexta-feira 27/03/2020 apresentou sinais de agravamento e foi internado no hospital de Oeiras do Pará em regime de isolamento, sendo acompanhado pela equipe exclusiva. No sábado foi coletado amostra de secreção nasofaringea para exame e encaminhado ao LACEN-PA. No domingo como o paciente estava em uso contínuo de oxigênio, foi referenciado seguindo todos os protocolos necessários. Saindo do hospital de ambulância, seguiu de ambulância até a ponte do Anauéra, onde embarcou em outra ambulância da rede municipal na BR 422 com destino ao hospital regional de Cametá, durante todo o percurso o paciente estava de máscara e todos os profissionais envolvidos na remoção estavam devidamente paramentados com os equipamentos de proteção individual. Com relação a família do paciente todos estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados por equipe da saúde diariamente desde o início da suspeita. Conforme solicitação da vigilância em saúde do estado será coletada amostra de material para exame laboratorial e posterior notificação se algum deles apresentar sintomas. A Secretaria municipal de Saúde de Oeiras do Pará já vem intensificando ações de orientação da equipe, ações de educação em saúde, reuniões com autoridades locais, reorganização dos serviços de saúde no intuito de manter a população esclarecida e preparada para situação atual. Pedimos a todos que mantenham os cuidados em higiene pessoal com a lavagem das mãos, distanciamento social ao transitarem nas ruas, quarentena ao apresentar sintomas de gripe. Em caso de dúvidas ou suspeita, entre em contato conosco através de:

Disk Coronavírus Oeiras 99267-3250 (DENÚNCIAS DE AGLOMERAÇÕES, DESCUMPRIMENTO DE MEDIDAS DETERMINADAS NO DECRETO MUNICIPAL)

RAIMUNDO SOCORRO RIBEIRO DA COSTA, SECRETÁRIO DE SAÚDE.

DINALDO DOS SANTOS AIRES, PREFEITO MUNICIPAL DE OEIRAS DO PARÁ.